Imagem capa - Casar de dia ou a noite? Quais são as vantagens e desvantagens... por ALEXANDRE ROBERTO DE LIMA TAVARES
Dicas para casamento

Casar de dia ou a noite? Quais são as vantagens e desvantagens...

Essa é uma dúvida que rondam a cabeça de muitas noivas e noivos mundo a fora. Casar de dia ou a noite? Qual é a melhor opção? Existem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração antes de tomar essa decisão. Para ajudar, vamos pensar 3 vantagens e desvantagens de cada horário.


CASAMENTOS DIURNOS

Se você é do tipo de pessoa que não curte muita formalidade e gostaria de ter uma cerimônia mais informal, com certeza casar de dia é sua opção.


Vantagens:
1.Ter a luz do sol como iluminação principal: casamentos diurnos rendem excelentes cliques e filmagens, especialmente se acontecerem no final da tarde, próximo ao horário do por do sol.
2.Decoração: como geralmente esses casamentos acontecem ao ar livre, a decoração é simples e ocupará menos tempo na sua agenda durante os preparativos, além de ser mais barata.
3.Trajes: os trajes podem ser mais informais. Aqui cabe uma dica: se o casamento acontecer até as 18h (incluindo a recepção) os trajes devem ser de cores claras. Caso ultrapasse as 18h, os trajes devem ser de cor escura, pois já é considerado um casamento noturno.

Desvantagens:
1.Acordar cedo: casar de dia vai exigir que você acorde mais cedo no grande dia. Isso pode ser um problema, especialmente se você não conseguir controlar a ansiedade e dormir bem na noite anterior.
2.Clima: a depender do horário escolhido o clima pode ser um grande vilão... se o clima estiver quente demais pode causar certo grau de desconforto e prejudicar sua maquiagem e dos convidados.
3.Deslocamento: como a vida agitada das cidades esse pode ser um sério problema, especialmente se o casamento ocorrer durante a semana.


CASAMENTOS NOTURNOS

Se você gosta do glamur e charme das decorações e iluminação de um casamento, com certeza casar a noite é sua cara.


Vantagens:
1.Elegância: casamentos noturnos são essencialmente mais elegantes.
2.Tempo para os preparativos: como o casamento será no final do dia, tanto os noivos como os convidados têm mais tempo para fazer os preparativos e se arrumar para a cerimônia.
3.Clima: durante a noite o clima é mais ameno, isso permite aos noivos e convidados se movimentarem melhor, dançar e interagir com outros sem ficar preocupados demais com a maquiagem, o penteado ou o suor.

Desvantagens:
1.Valores: casamentos noturnos costumam ser mais dispendiosos, dependendo das escolhas do casal, e precisam de mais tempo e energia para sua organização.
2.Iluminação: Esse é mais um item que entra na lista do casamento quando ele acontece a noite. O cuidado com a iluminação não garante apenas a elegância da ocasião, mas também ajuda a ter bons registros (fotos e vídeo).
3.Tempo da festa: embora não seja regra, a festa acaba durando menos tempo, pois os convidados ficam casados mais rápido ou começam a ficar preocupados com o horário e a volta para casa. Sem contar que alguns convidados podem deixar a festa mais cedo por conta das crianças pequenas ou bebês.

Bom, agora é sua vez de fazer a escolha. Dia ou noite? Mas lembre-se, não importa quando será ou onde será, faça desse momento algo inesquecível em sua vida. 

Boa sorte com os preparativos.